27 outubro 2012

ANTÓNIO LOBO ANTUNES



ANTÓNIO LOBO ANTUNES
NA ESCRITARIA 2012 EM PENAFIEL

Como todos os escritores homenageados pela Escritaria, deixam uma frase sua em qualquer recanto da cidade,António Lobo Antunes não fugiu à regra.



Pelas 16 horas do dia 26 de Outubro de 2012, António Lobo Antunes destapa a sua frase, escrita no muro situado na Rua do Paço em Penafiel.



“escrever é um trabalho que se faz por paixão, com muito sacrifício, com muitas olheiras.”

Por toda a cidade, há algo sobre a vida e obra de António Lobo Antunes.



Nos passeios grandes placares, nas montras dos estabelecimentos comerciais também se encontram referências ao escritor, e até frases suas, aparecem nas varandas de ferro forjado dos edifícios.


Nas caixas de papelão espalhadas pela urbe, que para além de um conto de António Lobo Antunes impresso no seu exterior, no seu miolo encontra uma crónica e um aerograma enviado dos Cus de Judas à sua mulher, endereçado desta vez, ao visitante da escritaria em Penafiel, que pode levar para sua casa este pedaço de literatura e usá-lo da maneira que entender.


A correspondência entre os militares e as suas famílias, amigos, namoradas e madrinhas de guerra era realizada através deste suporte em papel designado “aerograma”. Os de cor amarela eram destinados ao correio entre as províncias ultramarinas e a metrópole, enquanto os de cor azul faziam o percurso inverso.

Clicar na imagem para ampliar

Nestes dias de Escritaria, Penafiel fica diferente, e mesmo à meia-noite, não é uma cidade qualquer.