03 outubro 2012

NAUFRÁGIO

 NAUFRÁGIO
UMA CANÇÃO DE INTERVENÇÃO 



Não sei porque é que esta canção interpretada pelo duo Duarte & Círiaco, não é classificada como de intervenção, nem nunca fez parte de qualquer colectânea dedicada a esse tipo de música.

O duo Duarte e Ciríaco formou-se em Coimbra em finais de 1968 com Duarte Braz e Ciríaco Martins.

Natural dos Açores e antigo viola-ritmo dos Álamos, uma das bandas yé-yé de Coimbra, Duarte Braz tinha 23 anos em 1967 e frequentava o 4º ano da Faculdade de Direito.

Um ano mais tarde, juntou-se a Ciríaco Martins, 21 anos, igualmente estudante em Coimbra, do 3º ano de Química, e ambos formaram os Folkers, onde cantavam música folk, nomeadamente de Peter, Paul and Mary, Joan Baez, Bob Dylan, Donovan e Simon and Garfunkel.

Em finais de 1968, decidiram iniciar um novo projecto no âmbito da música portuguesa e começaram então a cantar em português temas de sua autoria e outros, com inspiração e adaptação do cancioneiro popular, nomeadamente do folclore açoreano e alentejano, com poemas de poetas portugueses.

Assim nasceu o duo Duarte e Ciríaco, fazendo transição para outro estilo musical que surgiu numa nova fase da música portuguesa, com o denominado movimento dos baladeiros, herdeiro de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, com nomes como Luís Cília, Manuel Freire, padre Fanhais, José Jorge Letria, José Barata Moura, entre outros.

O Naufrágio é uma canção com adaptação da melodia da charamba, do folclore açoreano, com poema de Cristóvão de Aguiar.





1 Comments:

Blogger Lapa said...

Porque a letra é do escritor Cristóvão de Aguiar. Só por isso é que se justifica.

6:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home