06 agosto 2012

AMÉRICA CARDEAL ROCHA MELO


AINDA A ESCOLA CANTINA
AMÉRICA CARDEAL ROCHA MELO 
EM
NOVELAS  

ESCOLA CANTINA AMÉRICA CARDEAL ROCHA MELO EM CONSTRUÇÃO

Muitas pessoas, não fazem ideia, das “lutas” que foram preciso travar e o trabalho que deu, para que fosse construída uma escola primária na nossa terra.

Quanta das vezes para além da ajuda do estado, foi necessário juntar a dádiva de algum benemérito da terra, como foi o caso da Escola-Cantina América Cardeal Rocha Melo de Novelas.

Os nossos avós que a viram crescer pedra a pedra, e no dia da sua inauguração marcaram presença aplaudindo a conclusão deste sonho, suas almas vão chorarem, ao saberem o futuro que a espera.

1940 - Escola já em funcionamento.

A Escola sempre foi um símbolo de progresso cultural para estas gentes de Novelas.

Aí, gerações aprenderam a escrever pela primeira vez o seu nome, a realizarem as suas primeiras contas e a resolverem os seus primeiros problemas.

Por vezes os métodos utilizados do bofetão, das canadas e das palmatoadas, não seriam os mais pedagógicos, mas eram os utilizados na época.

Ainda hoje, quando por ela passo, lembra-me dos meus colegas de classe, das brincadeiras e jogos como o pião, da bola, do saltar ao eixo, das corridas, etc., que fazíamos no recreio e dos nossos professores (as).

Por mais anos que passem por mim, e enquanto o camartelo da troyka não a deitar abaixo, sempre lhe chamarei a minha escola, onde fiz o meu primeiro exame da 4.ª classe, testando os meus conhecimentos da minha aprendizagem.
Para nossa desgraça, apareceu um grupo de seres, parecidos com pessoas e facilmente identificados, porque ostentam na lapela do casaco a bandeirinha nacional (para se disfarçarem de nacionalistas), e que são rotulados de troikyanos.

Sentados à secretária nalgum gabinete na capital, preparam-se para passar a certidão de óbito à nossa escola cantina.

No futuro, os nossos meninos terão que se deslocar para mais longe, para iniciarem a sua aprendizagem no campo das letras, quando tinham a nossa escola ali à porta. 

É mais um crime lesa pátria que vai ser cometido pelos troikyanos e por aqueles que com eles acertam o seu diapasão da moda dos mega agrupamentos escolares.

Vamos aguardar que os ventos mudem de rumo, e na nossa velhinha escola se recite de novo Camões em “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

À memória e em gesto de agradecimento, estas pequenas linhas dedicadas a, Baltazar da Silva Castro que foi o arquitecto que concebeu a Escola Cantina de Novelas. 

Arquitecto - Baltazar da Silva Castro

Era natural de Painzela, Cabeceiras de Basto, onde nasceu a 1 de Maio de 1891 no seio de uma família de pequenos proprietários. Seus pais, José Joaquim da Silva Castro e Ana da Silva Ramalho de Castro, apesar da modesta condição social, investiram no futuro do filho que, com 25 anos, concluiu no Porto os cursos de Engenharia Industrial, de Arquitetura, de Construções Civis, de Desenho Histórico e o 4.º ano de Escultura Monumental, no Instituto Superior Industrial e na Escola de Belas Artes do Porto (1906-1919). Faleceu em Oliveira na Póvoa de Lanhoso no ano de 1967.

02 agosto 2012

JOSÉ AFONSO


JOSÉ AFONSO FAZIA HOJE 83 ANOS



JOSÉ AFONSO, nasceu a 2 de Agosto de 1929. Se estivesse ainda entre nós, fazia hoje 83 anos.

O Homem que marchava ouvindo o brado da terra, sussurrava a canção do vai… e vem como se nos espreitasse por detrás duma janela.

Com as suas tamanquinhas encaminhou-se para o comboio descendente.
No lago do breu a noite levava aquele que o tempo já se habituara.

A dor na planície não chegou para nos embalar.

Mas, de não saber o que nos espera…. Não é inevitável ficarmos pela canção do desterro.

Por isso, o que faz falta é ouvir o cantar deste andarilho.

Trazendo mais cinco, ou vindo outro amigo também.

E hoje, que o tempo já se habitua, queremos que as águas das fontes não se calem, e que as ribeiras não chorem, porque  José Afonso continua a cantar.