30 novembro 2012

ILUSÃO ÓPTICA

NA CIDADE DE PENAFIEL,
UM CANDEEIRO DO JARDIM DO SAMEIRO, SEGURA UM PRÉDIO DA AVENIDA SACADURA CABRAL


27 novembro 2012

RUA SANTA MARIA



RUA SANTA MARIA NO FUNCHAL
VIROU GALERIA


O Clube dos Artistas e Poetas, foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2011, na cidade do Funchal, e integra-se na acção de revitalização e dinamização do Núcleo Histórico de Santa Maria, e tem como propósito procurar intercâmbios entre artistas, poetas e escritores locais e os seus congéneres de outras Regiões e Países, numa valiosa troca de experiências.


O Clube tem, ainda, como missão a realização de conferências, colóquios e seminários e a publicação de livros.

O Clube dos Artistas e Poetas, transformou a Rua Santa Maria, numa atração turística na baixa do Funchal, realizando pinturas tendo como telas as portas das casas, e nas paredes colocando poesia e esculturas, divulgando desta forma, pintores, escultores, escritores e poetas. 


Aqui está um bom exemplo, como se podem dinamizar um espaço público duma zona histórica.

 Eis mais alguns exemplares:


Clicar nas imagens para ampliar
 


















Porta dedicada a Florbela Espanca




26 novembro 2012

A CASA QUE DEU NOME À RUA





A CASA QUE DEU NOME À RUA


RUA DO PAÇO

Esta casa do bispado, que por acaso nunca teve nenhum bispo como inquilino, deu o nome à Rua do Paço.

A diocese de Penafiel é uma diocese histórica, sendo actualmente uma sé titular.

Foi criada em 1de Junho de 1770 por bula do Papa Clemente XIV, desanexada da diocese do Porto, com a elevação da vila de Arrifana de Sousa a cidade por D. José I, sob o nome de Penafiel; a sua criação ficou em parte a dever-se ao desejode Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Ministro de D. José, de afrontar o bispo do Porto, com o qual digladiava havia algum tempo, retirando-lhe assim uma fatia muito significativa da sua diocese e, mais importante que isso, os respectivos rendimentos.

Quando lá funcionou o Magistério Primário,anexaram-lhe um pombal ao prédio.

Foi nomeado para prover o cargo episcopal Dom Frei Inácio de São Caetano, confessor da princesa da Beira D. Maria. Esta, ao subir ao trono em 1777, conseguiu a renúncia de Frei Inácio no ano seguinte, e pedia pouco depois a abolição da diocese ao Papa, sendo esta reincorporada no bispado do Porto (1778).

El-rei D. José, por provisão de 31 de Outubro de 1771, pelo “conselho da fazenda”:

“que, enquanto subsistissem na Mitra do Porto, as doações e direitos reaes, se separasse para a Mitra do novo bispado de Penafiel a terça parte dos rendimentos que a do Porto percebia, e por esta maneira percebia o Bispo de Penafiel o rendimento anual de 18 a 20.000 crusados ….”

Adquiriu-se então esta bela casa frente à Sé (Igreja da Misericórdia) sendo pela munificência da Rainha D. Maria I enriquecida de custosos e preciosos paramentos a mesma Sé. 

Retiraram-lhe o pombal, e puseram-lhe um prédio novo às costas. Foi pior a emenda que o soneto.

Esta casa e os terrenos anexos formaram o chamado Cerrado do Bispo.
 

Então o Bispado de Penafiel estendia-se por aí fora dado que o bairro do Senhor do Bonfim, até o Poço das Patas, que faz a entrada da cidade do Porto, bem como a quinta do Prado (Repouso) eram do Bispado de Penafiel, como parte da freguesia de Campanhã.

O Bispado de Penafiel tinha 102 freguesias, sendo: 42 de Penafiel; 23 de Paredes; 9 de Lousada; 9 de Paços de Ferreira; 1 de Amarante; 3 do Marco de Canaveses; 3 de Valongo; 11 de Gondomar; e uma do Porto (Campanhã).

Sabe-se porém, que o Bispo de Penafiel, nunca cá pôs os pés, mas a existência do seu paço, foi o suficiente para dar nome à rua.