05 abril 2013

ASSEMBLEIA PENAFIDELENSE FESTEJA 150 ANOS EM 2018



 ASSEMBLEIA PENAFIDELENSE
FESTEJA 150 ANOS EM 2018
Assembleia Penafidelense
1868 – Foi criada com o nome de Assembleia de Instrução e Recreio, numa casa onde existe o edifício actual.

1878 – No mês de Janeiro, foi inaugurada a sua biblioteca com cerca de 2.000 livros, sendo colocado um retrato de Alexandre Herculano na sede. Era seu presidente o Barão das Lages. 

1880 – Esta associação dividiu-se em duas. O Clube Penafidelense e a Assembleia Penafidelense. Cada associação tinha sede própria, o que originou uma divisão de sócios.


1883 – Em Fevereiro, foi criada pela Direcção da Assembleia Penafidelense de Instrução e Recreio, uma Sociedade Dramática para representarem por ocasião das soirées.

1892 – No mês de Dezembro, as duas Associações, O Clube Penafidelense e a Assembleia Penafidelense, juntaram-se de novo.
Faziam parte da comissão mista para dirigir a instituição até 1983 as seguintes pessoas:

Dr. Ignácio Teixeira Dias; José Pereira Mendes Leal; Jacintho Caldas; António Joaquim de Carvalho; Dr. Manuel Fernandes de Brito Abreu; José Maria Pinto Monteiro; João de Mattos Almeida e José Coelho de Barros.

As bases da fusão foram aceites, e o Grémio ficou com a sua sede no edifício onde tem estado a Assembleia Penafidelense. Mas até à conclusão das obras, a Associação funcionou no edifício do Clube. 

Com o Baile dos Ferreiros à porta.
Para festejar esta fusão realizou-se, com grande afluência de sócios, um concerto musical por José do Nascimento Cardoso.

1902 – Foram redigidos os Estatutos do Grémio Recreativo Penafidelense. Em 17 de Abril de 1902, foram aprovados por alvará do Governador Civil e foram impressos na Tipografia Universal, no Porto.


1908 – A direcção decidiu levar em frente a construção do edifício actual. As obras começaram neste ano, após ter sido contraído um empréstimo em 29 de Maio.

1909 – Mais precisamente no dia 5 de Novembro, verifica-se a instalação no actual edifício, embora as obras só tenham terminado em Outubro de 1912.

A sua magnífica sala de baile, com 110 m2 de área e com um tecto concebido pelo Arquitecto Marques da Silva, constituem motivo de orgulho dos associados, e chama a atenção de quem a visita. A instalação eléctrica foi instalada em 1912 com 30 lâmpadas.

1911 – Já neste ano, a animação musical na Assembleia Penafidelense era grande. Pois às segundas e quartas-feiras, davam-se concertos musicais.

1941 – Realizou-se também a fusão do Club de Penafiel, formado, ao que parece, por militares do Regimento, e que tinha a sua sede no prédio onde hoje funciona o Banco Santander.


De então para cá, a Assembleia tem realizado as mais variadas manifestações culturais e recreativas. 



Aqui, fica um pouco da história desta instituição penafidelense, que no ano 2018 festeja 150 anos de vida.

1 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

Fernando Oliveira, estes trabalhos deviam ser compilados em livro para ficar para os vindouros saberem e respeitarem as nossas instituições que fazem parte da História de Penafiel.

Beça Moreira

10:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home