24 agosto 2016

UNIÃO DESPORTIVA ABRAGONENSE

UNIÃO DESPORTIVA ABRAGONENSE

E OS SEUS PRIMEIROS PONTAPÉS NA BOLA




Abragão é uma freguesia do concelho de Penafiel,que foi elevada a vila a 12 de Julho de 2001, e dista doze quilómetros da cidade de Penafiel.



Na década de 50 do século passado, um dos sonhos dos abragonenses era a construção de um campo de jogos, para o pessoal poder dar dois chutos e mostrar as suas habilidades com a bola.

Para tal foi criada uma comissão para tornar realidade esta velha aspiração dos abragonenses sendo a mesma constituída pela Farmácia Sales e pelos senhores António Soares da Silva e Joaquim Soares de Almeida.



A população com o seu bairrismo correspondeu ao apelo no sentido de auxiliar as obras em curso.

Entretanto a 1 de Março de 1960, foi fundado a União Desportiva Abragonense, sendo as cores escolhidas para o seu equipamento o azul e branco. Ao centro do seu emblema, vemos uma águia com uma pata sobre uma bola de futebol, tal como se encontra no emblema do Futebol Clube de Penafiel.

Quando as obras estavam quase prontas, foram realizados dois jogos para angariação de fundos antes da inauguração do campo da União Desportiva Abragonense.

Logo na tarde do dia da sua fundação, ou seja 1 de Março de 1960, realizou-se o primeiro jogo neste recinto, entre a União Desportiva Abragonense e a Associação Académica de Penafiel, que terminou com um empate a duas bolas.

As equipas alinharam:

U.D. Abragonense – Reis (Guarda-redes), Zeca, Florindo,David, Tino, Valdemar, Óscar, Deolindo, Zéquinha, Ernesto e Quinzinho.

Associação Académica de Penafiel – Ricardinho, Eurico, Guedes, Aguiar, Germano, Alberto, Aires, Jocas, Marques, Altino e Daniel.

É de realçar, que o número de assistentes foi calculado em 1200 pessoas, mostrando assim o interesse que reinava entre os abragonenses por esta iniciativa.

O segundo jogo levado a efeito antes da inauguração oficial, deu-se no dia 3 de Abril, contra o Boelhe Futebol Clube a quem os abragonenses venceram por três bolas a uma.

A equipa do União Desportiva Abragonense – Reis, Coelho, Valdemar, Carlos, Guimarães, Óscar, David, Zeca 1º, Zeca 2º, António e Joaquim.

Os golos dos locais foram marcados por Zeca 1º e Zeca 2.º.

No dia 24 de Abril de 1960, deu-se a inauguração do campo de jogos do U.D. Abragonense, sendo o adversário o Dínamo da Quinta Amarela, do Porto, tendo a U.D. Abragonense perdido o encontro por duas bolas a zero.

No início do encontro, houve troca de galhardetes pelos capitães das duas equipas.

A U.D. Abragonense alinhou com: Reis, Óscar, Quim, Neca, Tino, Almeida, Zeca, Florindo, Juan, Ernesto e Quinzinho

Pelo Dínamo: Quim, Lino, Resende, Ferreira, Espanhol I, Miro, Gonçalves (Serafim), Albano II, Albano I, Espanhol I e Moreira.

O resultado não desonrou o U.D.A., se tivermos em conta que o União era um grupo ainda em embrião, ao contrário do Dínamo, em que todos os jogadores mostraram um jogo muito apreciável próprio de quem há muito tempo anda nestas lide.

A União Desportiva Abragonense, deslocou-se no dia 22 de Maio de 1960, a Alpendurada para defrontar o Futebol Clube de Alpendorada, para a inauguração do seu campo de jogos, sendo o resultado final de 4-1 favorável aos visitados.

Domingo, 29 de Maio de 1960, realizou-se em Abragão, um desafio para disputa da taça Lindolfo Carneiro, tendo a U.D. Abragonense derrotado o Penha Longa pelo expressivo 7-0, conquistando assim a taça em disputa.

Neste jogo o U.D. Abragonense alinhou com: José Maria, Óscar, Fernando, Zeca II, Quim, David, Vasco, António, Zeca I, Valdemar e Hostiliano.

E foi assim, que há 56 anos a União Desportiva Abragonense, entrou em campo no mundo do futebol.

Nota – Se alguém possuir fotos destes acontecimentos, e as queira ceder para ilustrarem este texto, desde já agradeço.