07 setembro 2016

INAUGURAÇÃO DO PARQUE DE JOGOS

ABRAGÃO
E A INAUGURAÇÃO OFICIAL
DO PARQUE DE JOGOS



As obras do complexo desportivo da União Desportiva Abragonanse, foram dadas por concluídas e inauguradas com toda a pompa e circunstância no dia 25 de Junho de 1961.

O vasto largo de Ribaçais em Abragão, neste último domingo deste mês de Junho de 1961, pelas 14 horas, já se encontrava repleto de assistentes que se propunham ver a organização do cortejo, que foi assim constituído:

Banda de Música de Vila Boa de Quires do Marco de Canaveses, piquete dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, equipas do Futebol Clube de Penafiel, Paredes, Unidos ao Boavista Futebol Clube , a União Desportiva Abragonense e o Rancho Folclórico de Cinfães.

Ao som da Banda de Música e foguetório. O cortejo marchou até ás portas do campo em festa, cujo parque de jogos se vai denominar de Campo do Calvário.

Eram precisamente 15,30 horas, quando acompanhado dos senhores Joaquim Alberto Fernandes e António Soares da Silva, os homens a quem se deve este empreendimento, o Ex.mo Senhor Engenheiro Carneiro Geraldes, procedeu ao corte da fita simbólica desta inauguração, por entre aplausos daquela multidão que emoldurava o rectângulo de jogo.

Finda esta cerimónia, estalaram foguetes no ar, foram largados centenas de pombos correios e a Banda de Música fez-se ouvir assim como o Rancho Folclórico de Cinfães recebendo todos um forte aplauso.

Estava inaugurado o parque de jogos da União Desportiva Abragonense, baptizado de Campo do Calvário.

Surgem dos balneários as equipas do Penafiel e do Paredes, velhos rivais, para disputa da Taça Maria Emília, oferecida pela mesma, gentil filha da Ex.ma Senhora Dona Maria Oliveira Barbosa Pereira Meireles e do Senhor Abílio Pereira de Sousa Meireles, de Ribaçais, Abragão.

Neste jogo deu o pontapé de saída, o pequeno atleta N.º 12, Eurico Bruno de Oliveira Pinto da Silva Fernandes, filho do Presidente Joaquim Alberto Fernandes, vestido com o equipamento da União Desportiva Abragonense.

Equipa do F.C. de Penafiel alinhou: De pé com boina Peixoto, Soares dos Reis, Manel Taco, Delfim, Alberto, Dilaite e não conheço o outro guarda-redes. Em baixo: Joaquim Rodrigues(44), Germano, Armando, não conheço, António Taco e não conheço. Foto cedida por Soares dos Reis


Terminado o jogo, o capitão Germano do Futebol Clube de Penafiel, recebeu a taça das mãos da gentil menina Maria Emília por si oferecida.

Seguiu-se um longo intervalo onde actuou para além dos ranchos e da banda de m+usica, um grupo de lavradeiras de Abragão, trajadas com impecável indumentária, cantaram algumas quadras alusivas ao acto, como esta bem elucidativa:

O Campo de Futebol
Que tanto valor lhe dá
Construído à luz do Sol
Com amor e com afã.

Findas estas actuações, deu-se início ao encontro entre a União Desportiva Abragonense e os Unidos ao Boavista Futebol Clube.

À frente da União D. Abragonense, uma menina conduz a bandeira do clube local, enquanto que a do visitante é levada por um menino.

Procedeu-se à troca de galhardetes entre os capitães das duas equipas, e à entrega, por parte da Direcção do visitante, de um lindo ramo de flores composto por cravos e avenca, ao Presidente do clube local, Sr. Joaquim Alberto Fernandes, que em breves e comovidas palavras agradeceu.

O pontapé de saída para o desafio em disputa da Taça Direcção,  foi dado pelo jogador N.º 15, vestido à União Desportiva Abragonense, Victor José (também conhecido por Tozé), filho do dirigente local Sr. António Soares da Silva, de Ribaçais Abragão.

Este jogo foi muito bem disputado e de expectativa, devido às oscilações do marcador.

Os Abragonenses estiveram a vencer por 3-0, mas na 2.ª parte a turma visitante reagiu e pôs em dúvida o resultado. Porém os locais num esforço desesperado conseguiram chegar ao final a vencerem por 5-4.

A assistência invadiu o campo para abraçar a sua equipa.

No final o capitão da União Desportiva Abragonense, Zeca, recebeu das mãos do Sr. Abílio Meireles a Taça Direcção.

Assim terminou o festival da inauguração do parque de jogos da União Desportiva Abragonense, com a alegria estampada nos rostos de todos os abragonenses, em especial no dos grandes timoneiros desta obra os Srs. Joaquim Alberto Fernandes e António Soares da Silva, por terem cumprido aquilo que tinham prometido à freguesia.