04 setembro 2016

TRAVADINHA

TRAVADINHA



António Vicente Lopes, o violinista conhecido no meio musical por Travadinha, foi um músico autodidacta de Cabo Verde, nascido na Ilha de Santo Antão.

Era violinista e aprendeu a tocar sozinho alguns instrumentos como: viola de 12 cordas, cavaquinho, violão e violino, encantando quem o ouvia com as suas mornas e coladeiras, géneros musicais de Cabo Verde.

Ainda jovem mudou-se para a ilha vizinha de S.Vicente, mais cosmopolita, onde se fixou e viveu.

Embora alguns amigos e até músicos de fama, como Luís de Morais e Manuel Novas, sempre lhe tenham reconhecido o talento, foi só a partir de 1981, depois de uma pequena "tournée" em Portugal, que o seu nome se popularizou e hoje pode-se dizer que Travadinha é uma referência obrigatória na música de Cabo Verde.

As interpretações que faz dos temas populares, sendo profundamente enraizados na tradição, têm um cunho pessoalíssimo de onde se destaca uma continua reinvenção da linha melódica e um grande poder de improvisação, que são notáveis, ainda mais se considerarmos que para Travadinha a música é apenas passatempo, pois não existe a profissão de músico no meio social que é o seu.

Travadinha gravou dois discos:



1983 – Sai o disco “Travadinha no Hot Club” (tradicional clube de jazz em Lisboa), registo ao vivo de uma actuação de Travadinha neste clube de jazz em finais de 1982, onde é notório o seu poder de improvisação.

 

1986 – Grava em Lisboa, no mês de Novembro “Feiticeira de cor Morena”.

Este é o último registo em vida de um nome grande da música Caboverdiana e uma das designadas raridades em vinil. 

"Feiticeira de Cor Morena" é um belíssimo disco que teve a participação da Ana Firmino (voz), Armando Tito (violas, cavaquinho, baixo, chocalho, reco-reco, voz), Ildo Ramos (violão) e Micau (bongós, reco-reco, chocalho).

Travadinha viria a falecer em (1987) pouco tempo depois do lançamento deste disco.



1996 – Já muito depois da sua morte, o disco "Feiticeira de Cor Morena", aparece em formato CD, através da etiqueta Musique du Monde com o título “Le Violon Du Cap Vert”.

O músico Travadinha é, provavelmente, o primeiro violinista a alcançar notoriedade no exterior de Cabo Verde, gravando em Portugal a sua obra.

Vamos ouvir o gemer do seu violino, avivado com o seu sentimento na morna “Papa Juquim Paris”.







- Bom domingo!