19 outubro 2016

MÁRIO DE OLIVEIRA CIDADÃO HONORÁRIO DE PENAFIEL


MÁRIO DE OLIVEIRA
CIDADÃO HONORÁRIO DE PENAFIEL

Mário de Oliveira


A Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Penafiel, em sua sessão de 1 de Outubro de 1934, aclamou Sua Excelência Cidadão Honorário do Concelho de Penafiel e deliberou que no Salão Nobre dos Paços do Concelho lhe fosse solenemente entregue o respectivo diploma.

No dia 7 de Outubro de 1934, Mário Rebelo de Oliveira, acompanhado de sua esposa D. Lícia Martins de Oliveira, visitaram Penafiel, terra de seu pai Zeferino de Oliveira, o grande benemérito de Penafiel.

Neste domingo, ao grande industrial brasileiro Mário de Oliveira, foi-lhe conferido pela Câmara Municipal um diploma de cidadão honorário de Penafiel.




Pelas 11horas, chegam à Câmara Municipal, onde eram aguardados pelas crianças de várias escolas da cidade e concelho. Associações com os seus estandartes, grupos desportivos com as respectivas bandeiras e uma enorme multidão, que aclamou delirantemente os ilustres visitantes, sobre os quais uma verdadeira chuva de flores era lançada.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho teve lugar uma sessão de boas-vindas.

Preside a esta sessão de homenagem o Sr. Capitão Arrochela Lobo, digníssimo Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, tendo à sua direita a digníssima esposa do homenageado, D. Lícia Martins de Oliveira, Dr. Avelino Soares e capitão Couto de Vasconcelos, e à sua esquerda, o excelentíssimo sr. Mário de Oliveira, António de Freitas Guimarães e capitão Coelho dos Santos.

Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel cedida por Fernando Beça Moreira


Em primeiro lugar, usou da palavra o sr. Presidente da Câmara Capitão Arrochela Lobo, apresentando os cumprimentos de boas-vindas ao sr. Mário de Oliveira.

Depois de tecer o elogio de Zeferino de Oliveira, acrescenta que a população desta região quer demonstrar-lhe o testemunho da sua gratidão e por isso a Comissão Administrativa da Câmara Municipal resolveu prestar-lhe uma homenagem.

Nós vamos proclamar o sr. Mário de Oliveira cidadão de Penafiel, descerrar uma lápide com o seu nome dado a uma das ruas da cidade

Referindo-se a Zeferino de Oliveira (pai do homenageado), diz que não pode ser esquecido o homem inigualável que dignificou não só Penafiel como também Portugal.

Nós tínhamos, no Parque do Santuário, o pedestal e o busto que vai ser inaugurado, mas aguardávamos a oportunidade para a sua inauguração, essa oportunidade chegou e todos os corações hão-de ajoelhar junto desse monumento.

Vou terminar dizendo que tenho a certeza que o homenageado vai ser o continuador da obra de seu pai, mas queremos que fique mais intimamente ligado a nós e por isso lhe prestamos esta singela homenagem, lendo de seguida o diploma de cidadão honorário do concelho de Penafiel redigido nos seguintes termos:

Considerando os altíssimos serviços prestados à cidade e ao concelho de Penafiel pelo ex.mo sr. Mário Rebelo de Oliveira na obra notável de assistência que vem realizando, quer em avultados subsídios mensais ao Hospital da Misericórdia, quer no custeio integral da Sopa dos Pobres, quer ainda em ,importantes socorros avulsos a diversas instituições de caridade.

Sendo entregue pelas mãos do Capitão Arrochela Lobo o Diploma de Cidadão Honorário de Penafiel a Mário Rebelo de Oliveira.

De seguida tomou a palavra o Sr. Coronel Adolfo Alves Mimoso, que fez o seguinte discurso:

Senhor Presidente da Câmara
Senhor Mário de Oliveira
Minha senhora e meus senhores.

São raros os homens que possuem a faculdade de conquistar a simpatia e o respeito de todos aqueles com quem tratam, e que se sabem impor pela bondade e generalidade do seu coração e integridade do seu carácter, e uma dessas privilegiadas individualidades encontra-se em Mário de Oliveira, o activo e prestigioso industrial do Rio de Janeiro, tão querido desta terra, que tanto o estima, herdeiro das notáveis e sublimes qualidades que ornavam o belo carácter de seu Pai, o saudoso altruísta Zeferino de Oliveira, o inolvidável amigo querido de Penafiel, que tantas e tantas provas deu do seu grande amor pela sua terra.

A Ex.ma Câmara Municipal, com o aplauso unânime dos habitantes da cidade, concedendo o título de cidadão honorário de Panafiel a Mário de Oliveira, e dando o seu nome a uma das suas ruas, prestou justo preito a tão ilustre benfeitor.

E a cidade tendo dentro de seus muros Mário de Oliveira, cidadão da Nação irmã brasileira, mas penafidelense pelo coração e por honrosa herança dos seus maiores, a qual lhe merece todo o carinho e amor, congratula-se com a sua presença e faz votos sinceros pelas suas prosperidades.

Antigo amigo e admirador de Zeferino de Oliveira, que foi homem de invulgares qualidades de inteligência e administração, e amigo de seu filho Mário de Oliveira, igualmente homem de superior inteligência e de grande saber administrativo, é com prazer que assisto à justa homenagem prestada a Mário de Oliveira, pelos seus actos meritórios a favor desta cidade.

É hoje dia de festa nos corações dos penafidelenses, estão entre nós duas personalidades amigas dos pobres e dos humildes, sobre quem vem espalhando as flores abençoadas do seu óbolo.

Viva Mário de Oliveira
Viva o grande benemérito


Foto do diploma extraída do jornal Diário Português


Falou depois o Ex.mo Sr. Dr. Fernando Cochofel, ilustre advogado desta cidade, que leu o seguinte discurso:

Ex.mo Senhor Mário de Oliveira

Minha senhora e meus senhores

É hoje a primeira vez que eu tenho a honra de falar dentro desta casa, a domus municipalis de Penafiel, minha terra bendita, meu bem amado concelho.

Esta anotação, por onde começo, vem a propósito para dizer que é preciso que haja razões muito fortes e profundas ao mesmo tempo, que tivessem imperado no meu espírito, até ao ponto de me levarem a vir até esta sessão pública manifestar-me, com quebra do isolamento recolhido, em que me é grato viver.

Assim é na verdade: estas razões existem, e de duas ordens.
De natureza puramente pessoal, pelas relações de amizade, convivência e estima, que tive o máximo gosto de manter com a pessoa, a tantos títulos ilustre, de Zeferino de Oliveira, e de natureza cívica, visto em ser natural desta terra bendita.

A homenagem que hoje a cidade e o concelho de Penafiel prestam ao sr. Mário de Oliveira, tem um alto significado moral e espiritual, e é esta nota acima de todas simpática e emotiva que eu julgo que pode e deve ser posta em foco.

Tal homenagem não se dirige apenas a Sua Ex.ª que de uma forma nobilíssima e magnânima, tem procurado seguir para com a nossa terra as pisadas fulgurantes de seu pai, dirige-se ainda a este, à memória excelsa de Zeferino de Oliveira, que, como penafidelense e como português, soube, com bizarria rara e com generosa elevação, criar muitas obras de emoção e beleza, porque se traduzem, todas elas, em sentimentos, manifestações e actos de utilidade e proveito sociais e de solidariedade humana.

Ex.mo Senhor:

A visita de V. Ex.ª até junto de nós, vindo do longínquo Brasil, esse país magnífico e maravilhoso, que nós portugueses amamos acima de todos os países, como se ele fora um prolongamento objectivo e ético da própria Pátria, enche-nos de orgulho reconhecido e enche-nos de esperança.

De orgulho e de reconhecimento, pela subida honra que nos dã, e que jamais poderemos esquecer.

De esperança, porque Penafiel fica inteiramente convencido de que V. Ex.ª, sr. Mário de Oliveira, prestimoso cidadão brasileiro, continuará sempre a grande e imorredoura obra de seu pai, o ilustre e admirável português Zeferino de Oliveira.

Ainda à pouco eu dizia que a homenagem, que hoje a cidade e o concelho de Penafiel prestam a V. Ex.ª , tem um alto significado moral e espiritual: é que, procurando homenagear o filho, nós curvamo-nos ainda respeitosos perante a memória do pai, pelo que, de gratidão, a cidade e o concelho lhe devem, à figura inconfundível e prestigiosa de Zeferino de Oliveira, cuja perda, ainda na pujança da vida, todos os portugueses sofreram e sobretudo nós, seus patrícios, tanto e tanto lamentamos!

E a nossa dor profunda de penafidelenses seria quase insuportável, se a Providência, não tivesse destinado que V. Ex.ª , sr. Mário de Oliveira, cujos sentimentos elevados e cujo coração perfeito afinam pelo diapasão da alma magnífica e primorosa de Zeferino de Oliveira, fosse o continuador das obras esplêndidas de seu pai, que lhes deu vida e alento, realce e fulgor...

Zeferino de Oliveira pai de Mário de Oliveira


Meus senhores:

Sua Ex.ª acaba de ser recebido nesta casa com todas as honras, que lhe são devidas, como cidadão honorário de Penafiel, galardão este conquistado pelos seus altos méritos e acções nobilíssimas.

Pela boca do muito ilustre Presidente da nossa Câmara Municipal foram ditas brilhantemente as saudações efusivas e agradecidas desta terra bendita...

Terra, que ele agora, depois de receber as boas-vindas e sentir neste ambiente festivo, que o rodeia, os aplausos sinceros de todo o povo, vai percorrer, para se abeirar da grande obra deixada por seu pai e das suas próprias obras...

Irá até ao Hospital da Misericórdia, essa tão formosa como benemérita instituição penafidelense, exemplarmente administrada, subirá ao monte do Santuário, e aí, neste dia maravilhoso de sol, parece que escolhido por Deus para tornar mais límpida e mais luminosa, mais transcendente ou espiritual, a justíssima homenagem, que a cidade vai prestar à venerada e excelsa memória de Zeferino de Oliveira, extasiará a vista com o panorama feérico e deslumbrante, que lá do alto, da esplanada altiva e dominadora, se desfruta num embevecimento de emocionar!...

Verá como a nossa cidade é linda e ocupa uma situação de privilégio, debruçada languidamente sobre o miradouro encantado destes vales ridentes, que nos envolvem de perto, e dessas montanhas distantes...

Esperemos, meus senhores, que o Ex.mo Sr. Mário de Oliveira, mesmo quando estiver longe de nós, do lado de lá do Atlântico, na azáfama triunfante da sua vida de cidadão brasileiro dos mais ilustres, nunca se esquecerá de Penafiel.

Lembrar-se-á sempre da terra, onde nasceu seu pai, esta terra bendita, que ele tanto amou, e assim, e talvez sobretudo por esta razão de alma, tê-la-á constantemente na vista e mais ainda no coração...

Amá-la-á do mesmo modo com dedicação e ternura, sempre disposto, com todo o fervor, a ajudá-la a progredir e desenvolver-se, a tornar-se cada vez melhor e mais bela!

Falou por último o Sr. Mário de Oliveira agradecendo as demonstrações de simpatia que lhe foram tributadas.

Sinto deveras, não ter palavras com que possa agradecer a manifestação prestada que não é só a mim mas também a meu pai.

Eu quero (com a voz embargada), agradecer o diploma de cidadão penafidelense que acabastes de me conferir e mostrar a minha gratidão por todas as palavras recebidas.

Frenéticas e prolongadas ovações coroaram as palavras de todos os oradores.

Seguidamente organizou-se o cortejo precedido das crianças das escolas, incorporando-se no mesmo as seguintes colectividades com as respectivas bandeiras e que tinham no Salão Nobre da Câmara assistido à sessão solene, a saber:

Bombeiros Voluntários de Penafiel e Entre-os-Rios, Associação de Socorros Mútuos, Associação Fúnebre, Sport Club de Penafiel, União Desportiva Penafidelense, Sporting Club de Penafiel, A Mútua Indemnizadora dos Lavradores, etc., e que acompanhando o Xr. Mário de Oliveira se dirigiram ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos.



Esta visita a Penafiel do ilustre industrial brasileiro Sr. Mário de Oliveira, teve cobertura jornalística através do jornal português de maior tiragem e expansão no Brasil, “Diário Português”. 


Continua na próxima postagem