03 fevereiro 2018

A OFERTA DO SEU BUSTO

ZEFERINO DE OLIVEIRA
E
A OFERTA DO SEU BUSTO


 

Enquanto o busto do Egas Moniz se deve a uma colecta pública levada a cabo por penafidelenses, o de Zeferino de Oliveira que se encontra no início da escadaria que nos leva ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, no parque com o seu nome, vulgarmente chamado de Jardim Sameiro, foi oferecido à cidade de Penafiel por um grupo de cidadãos portugueses que trabalhavam no Brasil. 

 
Assim, no dia 11 de Setembro de 1931, pelas 15 horas, o Sr. Raúl Monteiro Guimarães, fez entrega na Câmara Municipal de Penafiel do busto do insigne penafidelense Zeferino de Oliveira, acompanhado do seguinte ofício:

Excelentíssima Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Penafiel

Os signatários, amigos de Zeferino de Oliveira, que, pelas suas raras qualidades de trabalho e coração, é, ainda hoje, o orgulho de todos os portugueses, que, como ele, labutam no Brasil, querendo numa evocação de saudade, glorificar a sua memória, lembraram-se de o perpetuar no bronze e na sua terra natal.

É o que fazemos, entregando a Vossas Excelências que tão dignamente representam Penafiel, o busto do seu saudoso amigo, confiados em que ninguém melhor o saberá zelar e venerar de que os filhos da sua terra, que ele tanto amou.

Saúde e Fraternidade

Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 1931

Raúl Monteiro Guimarães
José Maria Pinto Júnior
Francisco Sena Freitas


Em seguida, o Sr. Raúl Monteiro Guimarães, em palavras repassadas de sinceridade, fez o elogio do saudoso Zeferino de Oliveira, pondo em destaque as suas altas qualidades de trabalhador honesto e infatigável, servidas por uma robusta inteligência, a par de uma maior dedicação pela sua pátria e por Penafiel, sua terra natal, afirmando aceitar o convite do Sr. Presidente da Câmara para assistir à inauguração do busto a erigir no Parque que tem o nome do ilustre penafidelense, prometendo o seu esforço e boa vontade no sentido de, nesse dia, depositar nas mãos do Sr. Presidente da Câmara a quantia necessária para a conclusão das obras iniciadas por Zeferino de Oliveira.

O Sr. Capitão Arrochela Lobo, ilustre presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Penafiel, agradecendo enalteceu as virtudes cívicas de Zeferino de Oliveira, cuja figura gigantesca de Penafidelense e Benemérito está gravada na memória de todos os penafidelenses.

O Sr. Raúl Monteiro Guimarães de seguida visitou o hospital desta cidade, entregando à Mesa Administrativa mil escudos.


Este busto entregue aos penafidelenses numa sexta-feira, em tempos que já lá vão, permanece no local onde foi colocado, não sofrendo para já os efeitos dos arrumadores da história, tendo melhor sorte daquele outro que se encontrava na frontaria do Hospital da Santa Casa da Misericórdia e foi arrumado para um canto sem grande visibilidade.

Mas como diz o nosso povo: Quem não é de cá, tanto se lhe deu como se lhe dá.